Conheça a cartilha Jogo limpo x jogo sujo do Confea
Thiago Matheus, que tal agora falar de cidadania atuante e futebol?
Quem mora nas cidades que serão sede da Copa do Mundo de 2014, já sabe que dezenas de obras estão sendo feitas pelos governos para adaptar não só os estádios, mas toda a infra-estrutura local para os eventos.
Isso envolve centenas de milhões de reais de despesas, que devem ser cuidadosamente fiscalizadas pelas organizações da sociedade civil dedicadas ao monitoramento dos governos e dos orçamentos públicos.
E várias delas já estão em plena atuação, como as que fazem parte da rede Jogos Limpos, capitaneadas pelo Instituto Ethos. Por exemplo, esta semana mesmo, no Rio de Janeiro, o Comitê Rio Jogos Limpos e o CREA-RJ, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, se uniram para realizar uma audiência pública sobre a gestão do estádio do Maracanã tendo em visto o decreto estadual de concessão ao setor privado.
Mas, fora das organizações, é bom que o cidadão consciente possa ser melhor informado sobre todos esses gastos. Pensando nisso, o CONFEA, que é o conselho federal de engenharia, e os CREA, que são os conselhos regionais, desenvolveram uma cartilha bastante interessante, chamada “Jogo limpo x jogo sujo”.
A cartilha fala dos principais tipos de corrupção ligados a esses eventos, como suborno, pagamento de facilitações, lavagem de dinheiro e caixa dois, dentre outros. E mostra os principais procedimentos para se prevenir isso, desde o acompanhamento dos projetos iniciais, das licitações públicas, até a execução das obras propriamente ditas.
Ao fim, a cartilha apresenta a tabela “jogo sujo”, que mostra as artimanhas de autoridades e gestores públicos para driblar a lei e a opinião pública, tornando todo o processo o menos transparente possível. Um dos recursos mais usados é a preparação de projetos nos gabinetes, sem o debate com a sociedade. Outro é a inclusão de novas obras no orçamento, sem ter garantido recursos para concluir obras anteriores.
Vale conhecer aqui no www.avozdocidadao.com.br a íntegra da cartilha do CONFEA e do CREA, e divulgar para seus contatos. Se quiser saber mais sobre o trabalho dos Comitês Jogos Limpos, acesse o www.jogoslimpos.org.br.
São milhões de reais do nosso dinheiro que estão sendo gastos. Vamos deixar que façam o que bem entendem com ele? Pensem nisso, e até a semana que vem!