Combate à corrupção é o maior desejo da sociedade no mundo inteiro

Boa noite ouvintes do Panorama! Hoje vamos começar falando de uma grande pesquisa mundial que está sendo realizada no espaço democrático da internet. A organização internacional Avaaz está perguntando aos seus associados e simpatizantes quais são os desafios prioritários que a entidade deve atender este ano.

Pode parecer uma iniciativa ambiciosa, afinal quem poderia imaginar alguns anos atrás que uma organização tivesse alcance suficiente para perguntar a cidadãos dos quatro cantos do planeta quais temas são os mais relevantes, como se todos estivessem numa única comundiade física? Pois aparentemente a entidade vai conseguir seu objetivo.

Primeiro, vamos falar um pouco sobre a Avaaz, A organização se tornou conhecida por sua capacidade de mobilização virtual para os mais diversos temas da cidadania, e, com isso, conseguir influenciar governos e autoridades no mundo real. Hoje, a Avaaz conta com mais de 34 milhões de pessoas cadastradas; cidadãos conscientes e atuantes, dispostos a fazer valer a sua opinião diante do conceito de uma cidadania cada vez mais planetária e atuante na fiscalização dos governos.

Todo ano a Avaaz define as prioridades a serem seguidas, através de pesquisas entre os seus milhões de membros. E a pesquisa deste ano é surpreendente, pois mostra de maneira clara o que diversos especialistas já vêm especulando na mídia. No mundo inteiro, as pessoas estão questionando cada vez mais o sistema atual de representação política, que se encontra desgastado e percebido como fonte de corrupção.

Prova disso é o tema que até agora tem o maior apoio. Com quase 50% dos votos do mundo todo, o item que as pessoas mais querem ver a Avaaz se mobilizando é: “Luta contra a corrupção na política, incluindo a influência por parte de grandes empresas privadas sobre nossos governos”. Em segundo lugar, temos o item “Uma política econômica que beneficie o bem comum em detrimento de uma pequena elite”.

Ou seja, no mundo inteiro os cidadãos começam a perceber que, para que as políticas de cunho social ou econômico dêem certo, é preciso, antes, termos um sistema de representação política mais ético, alinhado com os interesses da sociedade, transparente e sujeito ao controle social das organizações da sociedade civil.

Se você quer que a sua voz também seja ouvida, vale a pena participar desta campanha da Avaaz. Cadastre-se no avaaz.org e seja um dos mais de 6 milhões de brasileiros dispostos a transformar a nossa cultura de representação política. Se preferir, dê uma passadinha aqui no www.avozdocidadao.com.br, conheça estas e outras novidades sobre a cidadania atuante e acesse nosso link direto para a pesquisa da Avaaz.

Siga esse exemplo e pense nisso: não tem mágica. Para mudar é preciso se informar e participar!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.