Cidadania corporativa: projetos Light Recicla, Ecodesconto e Vale Luz

ouvirThiago, como vimos agora há pouco no caso das marchas no Piauí, quando a classe política não faz a sua parte, os cidadãos começam a entender que podem muito bem se aliar às instituições de Estado, para fiscalizar e cobrar de suas excelências a correta destinação dos recursos públicos.

Vale aqui também comentar que um outro segmento também começa a caminhar em direção a uma verdadeira cidadania. Estamos falando de empresas e associações empresariais que possuem uma preocupação real com a cidadania corporativa. Aos poucos elas começam a perceber que responsabilidade social realmente alinhada com a cidadania não é apenas construir escolas, incentivar esportes ou estimular o voluntariado.

Também é inspirar os cidadãos a temas importantes para a cidadania, como a sustentabilidade, a responsabilidade política e às boas práticas de consumo, por exemplo.

Pois hoje vamos indicar um exemplo de cidadania corporativa exemplar que começa a se espalhar por diversas empresas de distribuição de energia elétrica pelo país. No Rio de Janeiro, o projeto inovador atende pelo nome de Light Recicla. A distribuidora de energia do município criou postos de atendimento especiais para uma ideia simples: quem levar aos postos determinados tipos de materiais recicláveis ganha descontos proporcionais na próxima conta de luz. Isso é possível através de parcerias da empresa com cooperativas de reciclagem desses materiais. Nada mais eficiente para inspirar adultos e crianças para o correto relacionamento com a preservação ambiental e a sustentabilidade.

Para vocês terem uma ideia, em menos de dois anos de projeto, o Light Recicla já recebeu quase duas mil toneladas de material reciclável e perto de sete mil litros de óleo vegetal para serem reciclados.

Nos mesmos moldes também estão os projetos Ecodesconto, da Celg, a companhia elétrica de Goiás, e o projeto Vale Luz, que já foi adotado em vários municípios dos estados da Bahia, São Paulo, Acre, Mato Grosso e Maranhão, dentre outros.

O pioneiro do projeto Vale Luz em Mato Grosso, o empresário e ex-catador de lixo Antonio Carlos Cabral, também organiza uma outra iniciativa exemplar, o projeto “Expedição Recicla”, que cruza cidades do interior do estado com palestras sobre cidadania e sustentabilidade. Um caso de cidadania itinerante, quase como a Marcha contra a Corrupção que falamos antes.

Os cidadãos mais conscientes e atuantes devem ficar atentos a iniciativas de verdadeira cidadania corporativa como essas.  Aqui no www.avozdocidadao.com.br vocês têm links diretos para o Light Recicla, o Ecodesconto, o Vale Luz e outros. Vale a pena conhecer e cobrar da distribuidora de energia elétrica da sua cidade iniciativas semelhantes. Até a semana que vem!

 

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.