Cartilha da Unati dá dicas sobre procedimentos bancários para idosos

Segundo a Organizaçao Mundial de Saúde, a OMS, o século XX foi um marco, pois a expectativa de vida dos cidadãos brasileiros aumentou bastante, tanto pelos avanços na medicina como também no sistema de saneamento básico das cidades. Hoje, o Brasil apresenta grande número de pessoas na terceira idade e a OMS calcula que até 2025 seremos o sexto país no mundo com o maior número de idosos. Apesar deste contingente, até janeiro de 2004 não havia lei específica para regulamentar os direitos dos idosos, quando então foi promulgada a Lei 10.741/2003, denominada de Estatuto do Idoso.

Assim, torna-se cada vez mais importante para a cidadania que se aprimore a qualidade de vida desse grupo em todos os aspectos de seu dia-a-dia e uma excelente iniciativa veio da Universidade Aberta da Terceira Idade – Unati, ligada à Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Uerj.

A Unati acabou de divulgar uma cartilha especial, preparada para ajudar idosos justamente num dos temas em que eles têm mais dificuldade: como lidar com um banco e como se proteger das armadilhas que podem aparecer pela frente.

A Cartilha de Procedimentos Bancários para a Pessoa Idosa traz muitas informações sobre o relacionamento com uma instituição bancária, como em que prestar atenção na hora de abrir uma conta, como recorrer ao Procon ou à Defensoria Pública se achar que foi lesado, e quais as vantagens que existem por se estar no grupo da terceira idade.

A cartilha vai mais além, e dá dicas importantes sobre os termos bancários que mais trazem dúvidas para os idosos, como caixa eletrônico, cédulas falsas, débito automático, internet, porta automática, e muito mais. Além disso, mostra como se precaver dos principais golpes aplicados a idosos em agências, como o golpe do recadastramento bancário e o da famosa “saidinha” do banco.

Ao final, uma agenda completa com as principais entidades e telefones a quem o cidadão da terceira idade pode recorrer em caso de dúvidas ou denúncia de algum abuso cometido. Em especial, os Tribunais da Infância, da Juventude e do Idoso – antigo Juizado de Menores – que hoje estão também encarregados de zelar pelo Estatuto do Idoso além do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Baixe aqui no www.avozdocidadao.com.br, a íntegra da Cartilha de Procedimentos Bancários para a Pessoa Idosa, da Unati. E passe adiante para os idosos de sua relação.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.