Cartilha da Fundação ANFIP mostra benefícios da Previdência Social
Agora vamos de falar de um tema de grande importância para o bolso dos cidadãos pagadores de impostos, que muitas vezes pagam tributos pesados sem nem saber direito para onde vai seu suado dinheiro.
Uma pergunta bastante frequente é sobre a contribuição para a Previdência Social que fazemos espontaneamente ou que é recolhida sobre nosso salário e destinada ao INSS. Afinal para quê serve essa contribuição previdenciária e como ela funciona?
Para se tornar um pleno cidadão, uma pessoa deve conhecer bem os seus direitos e deveres para com o coletivo, e isso passa pelo bom conhecimento sobre os impostos que são recolhidos pelo poder público. Além disso, ao contrário do que muitos pensam, a Previdência não existe apenas para cuidar das aposentadorias dos cidadãos.
Para explicar isso direito, a Fundação ANFIP acaba de lançar na internet a cartilha “Benefícios Sociais 2011”. A cartilha não só esclarece detalhes do funcionamento da Previdência Social como também dá dicas e informações muito úteis sobre tipos de seguros oferecidos, quem está apto a requerer o benefício, quais os valores a que se tem direito, como requerer e muito mais.
Na verdade, a Previdência Social funciona como uma espécie de seguro para os cidadãos. As contribuições para a Previdência oferecem benefícios que protegem não só o segurado, como também sua família, contra perda salarial, temporária ou permanente, em decorrência da exposição do segurado as chamadas situações de risco social. Alguns desses benefícios todo mundo conhece, como aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade ou pensão por morte. Mas, quantos de vocês sabiam que os segurados também têm direito a salário-família, auxílio-reclusão ou serviços de reabilitação profissional?
A cartilha “Benefícios Sociais 2011” explica ainda como o chamado Fator Previdenciário acaba reduzindo bastante o cálculo da aposentadoria de todos nós, criando no Brasil uma legião de aposentados que ganham bem menos do que poderiam.
Vale a pena dar uma passadinha aqui na vozdocidadao.com.br e baixar a íntegra da cartilha da Fundação ANFIP. Lembrem-se sempre: um pleno cidadão conhece seus direitos sociais e sabe se valer deles nos momentos certos!
Até o sábado que vem!