Caravana da Cidadania chega a quatro cidades do Ceará, inclusive Antonina do Norte

ouvirRubens, agora vamos continuar falando dessa sofrida cidade de Antonina do Norte, no interior do Ceará. Como sempre fazemos questão de sublinhar, não basta a gente saber que as coisas precisam mudar, que os governos precisam ser fiscalizados e que somos nós, os cidadãos eleitores, os verdadeiros titulares  dos mandatos políticos.

É preciso saber fazer, saber se organizar e, principalmente, saber se aliar às instituições de Estado dedicadas à fiscalização e controle. E um bom exemplo vai ser dado justamente em Antonina do Norte e mais outras três cidades do Ceará, Ibiapina, Crateús e Ocara.

O IFC – Instituto de Fiscalização e Controle vai liderar a partir de amanhã, domingo, uma grande Caravana da Cidadania até essas cidades, junto com representantes do Ministério Público e de várias organizações de membros do Tribunal de Contas da União, do SUS e de especialistas em gestão pública. Dentre elas, a Unasus, o Sindilegis, a Assecor, a Auditar, o Unacon, a Rede Amarribo Brasil e várias outras.

Cada cidade terá dois dias de visitação. No primeiro, os moradores irão participar de painéis sobre controle social e transparência pública, e serão treinados para atuarem como auditores cívicos. No segundo dia, as organizações e os cidadãos da cidade vão realizar uma Auditoria Cívica na Saúde, com foco na atenção básica. O objetivo da auditoria é conscientizar, cobrar e propor melhorias aos agentes decisórios.

Para se ter uma idéia, a última Caravana aconteceu agora em abril, em três cidades de Minas Gerais. Lá foram treinados 85 voluntários que, junto com os especialistas e auditores, identificaram mais de 280 irregularidades. Um resultado excelente e que vai significar um marco na história da fiscalização do poder público na região.

Então, vamos marcar posição a favor da fiscalização e monitoramento do que os políticos e os gestores públicos estão fazendo com o nosso dinheiro. Amanhã é a vez de Antonina do Norte. O encontro será a partir das duas da tarde no calçadão ao lado do Banco do Brasil. Dia 21, terça-feira, a Caravana da Cidadania chega a Ibiapina também às duas da tarde, no Centro Social Urbano, o CSU. Já no dia 23, quinta-feira, o encontro será às duas da tarde no auditório do CREA. E finalmente, no dia 27, segunda-feira, a cidade de Ocara vai receber a equipe de especialistas da Caravana do IFC. É às duas da tarde no Sindicato dos Servidores Públicos, na rua José Correa, centro da cidade.

Quem estiver nessas cidades tem a obrigação cidadã de acompanhar de perto as atividades. E quem não puder estar presente, pode acompanhar em detalhes tudo o que acontecer aqui no www.avozdocidado.com.br. Vamos ficar de olho!

Até a semana que vem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.