Campanha Tic Tac pela conscientização sobre as mudanças climáticas
Em dezembro, na cidade de Copenhague, capital da Dinamarca, será realizada a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Este é um dos temas mais importantes para a cidadania planetária hoje, pois, ao contrário do que parece para muitos de nós, a grande questão ambiental global não é coisa apenas de governantes e países ricos. Todos temos responsabilidade em fiscalizar e cobrar de nossos governantes mais ações e políticas contra os maiores causadores dessas mudanças, como desmatamento, uso de combustíveis poluentes, desperdício e falta de política pública para reciclagem e reutilização de produtos.
Além disso, podemos pressionar diretamente os governantes através de campanhas como a “Campanha Tic Tac”, que começou esta semana em todo o Brasil e também na internet.
Com uma série de ações programadas em diversas capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Belo Horizonte, Recife, Brasília e Manaus) e em outros países, a iniciativa tem o objetivo de sensibilizar os governantes que participarão da conferência na Dinamarca, para que adotem rapidamente medidas para minimizar os efeitos das mudanças climáticas.
A Campanha é uma iniciativa internacional da Campanha Global para a Ação Climática e, no Brasil, tem o apoio de personalidades da ciência e de organizações não-governamentais, como Fabio Feldmann, conselheiro do Greenpeace, e Helio Mattar, do Instituto Akatu para o Consumo Sustentável.
Além dos cartazes e outdoors, a Campanha Tic Tac tem um manifesto em seu site, para os cidadãos assinarem.
Aqui na Voz do Cidadão, vocês têm um link para o site da Campanha, o www.tictactictac.org.br.