Campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” ganha versão internacional
Ulisses, como estamos falando hoje de combate à corrupção, temos agora uma excelente notícia para todos os cidadãos conscientes e atuantes do país. Em julho deste ano, o Promotor de Justiça de Santa Catarina Affonso Ghizzo Neto, um dos idealizadores da campanha do Ministério Público “O que você tem a ver com a corrupção?”, apresentou o projeto num encontro da Câmara Jovem Internacional, ou simplesmente JCI, entidade ligada às Nações Unidas, a ONU. Não é pouco coisa. Essa organização congrega mais de 200.000 jovens em 110 países e suas iniciativas têm repercussão internacional.
Pois a boa notícia de agora é que os vídeos desenvolvidos para a campanha brasileira acabaram de ser traduzidos para o inglês e para o espanhol. Além disso, eles receberam um carimbo oficial de apoio da JCI e do Pacto Global da Organização das Nações Unidas. A própria revista em quadrinhos da campanha está sendo traduzida para o inglês neste momento e também deverá fazer parte dos materiais de divulgação da campanha no site da ONU.
A campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” foi criada pelo Ministério Público de Santa Catarina em 2004 para conscientizar crianças e adolescentes para o tema do combate à corrupção. Mas logo a ideia foi bem recebida em outras cidades e estados, sendo adotada em dezenas de escolas do Ensino Fundamental pelo país. Além do objetivo preventivo por meio da educação infanto-juvenil para ao tema, o projeto procura estimular denúncias de atos de corrupção, não importando o maior ou menor grau de lesão à sociedade.
Agora, com essas traduções para outras línguas, a campanha tem tudo para se transformar em referência mundial de educação para o combate à corrupção para mais de uma centena de países membros da ONU.
Uma conquista da cidadania brasileira da qual temos muito o que nos orgulhar!
Aqui no www.avozdocidadao.com.br vocês podem baixar e conhecer os diversos materiais desenvolvidos para a campanha. E também já temos um link especial para a tradução do vídeo em inglês.
Para curtir e mostrar às novas gerações de cidadãos atuantes, nossos futuros agentes de cidadania!
Até semana que vem!