Associação Proteste divulga a Cartilha de Comércio Eletrônico
Ulisses, agora vamos falar um pouco dos famigerados gastos de fim-de-ano. Cada vez mais a internet está fazendo parte dos hábitos de compra dos cidadãos consumidores e é bem a gente ficar de olho para não passar aperto depois.
Para ajudar as pessoas a fazer compras on line com a máxima segurança, a Associação Proteste acaba de divulgar um pequeno manual bem oportuno. A Cartilha de Comércio Eletrônico mostra os principais problemas que acontecem e como se prevenir deles.
Desde maio deste ano está em vigor uma nova legislação para o comércio eletrônico, que, dentre outras coisas, obrigou as empresas on line a colocar em local de destaque nos sites os seus dados comerciais, endereço físico e eletrônico e demais informações que facilitem a identificação e o contato para eventuais demandas.
Além de dar detalhes sobre o Código de Defesa do Consumidor, a cartilha explica como funcionam algumas das grandes febres do momento: as compras coletivas, as importações on line, os clubes de compras e os leilões virtuais.
Mas o mais importante mesmo são as dicas de como se proteger para não ser lesado numa compra virtual. Para a Proteste, é fundamental pesquisar bem o site onde se quer efetuar uma compra. Por exemplo, consulte sempre o órgão de defesa do consumidor da sua cidade para saber se há reclamação de consumidores contra o site em questão. Cheque se os produtos são registrados em agências reguladoras de sua área. Por exemplo, um telefone celular deve ter registro na Anatel e assim por diante.
Outra dica muito boa: ao passar o mouse sobre o link do site, confira se o endereço que aparece na barra inferior do navegador é o mesmo. Se for diferente, trata-se de site falso. Dê preferência a sites cujo endereço comece com https. Essa letra “s” a mais significa “segurança”, o que indica sites seguros de se acessar.
Vale a pena curtir as festas de fim de ano com seus familiares e amigos e sem aquele estresse por causa de uma compra on line que deu errado. Aqui no www.avozdocidadao.com.br você pode baixar a íntegra da Cartilha de Comércio Eletrônico, da Proteste.
E boas festas da Voz do Cidadão a todos os nossos ouvintes aqui do Agito!