Assembléia legislativa do Rio lança o Disque Fraudes TCE
Temos aqui a notícia de uma iniciativa exemplar da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro e que bem poderia servir de estímulo para outros Estados do país.
A Alerj, como é mais conhecida a Assembléia do Estado do Rio, acaba de lançar o Disque Fraudes TCE, para receber denúncias dos cidadãos sobre desvios e irregularidades cometidos pelos membros do Tribunal de Contas do Estado. A idéia foi da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga denúncias de corrupção contra conselheiros do TCE-RJ indiciados pela Polícia Federal. Até o momento, três conselheiros estão indiciados: José Gomes Graciosa, José Leite Nader e Jonas Lopes de Carvalho.
Através do 0800-282-8890, associações civis, cidadãos singulares e entidades de controle social de mandatos e governos podem fazer gratuitamente suas ligações, mesmo que o número seja destinado principalmente ao atendimento de prefeitos, vereadores e funcionários das administrações municipais que queiram fazer denúncias anônimas.
As ligações são recebidas de segunda a sexta, das 9 da manhã às 6 e meia da tarde e não é preciso se identificar.
Para a cidadania, a iniciativa é importante na medida em que tenta quebrar uma dupla resistência. A dos prefeitos e vereadores de pequenas cidades do interior, que sofrem pressão de agentes públicos corruptos e temem represálias. E a do cidadão comum, que tem a consciência de que denunciar não é ser dedo-duro, mas um dever de cidadania. Principalmente para que não se eternize a nossa cultura de impunidade e de violência.
Essa cultura do “quem tem telhado de vidro não joga pedra no do vizinho”, nada mais é do que a nossa própria omissão diante de políticos e agentes que desviam dinheiro público. O meu, o seu, o nosso dinheiro que deveria ser usado para pagar e capacitar professores de educação básica, garantir a merenda escolar, realizar obras públicas e muito mais.
Se você, cidadão eleitor e pagador de impostos, souber de casos semelhantes em seu estado, procure o seu deputado estadual, mostre o Disque Fraudes TCE da Alerj e faça o mesmo. Clique no www.avozdocidadao.com.br e saiba mais!