Aprovação do Código Florestal reacende polêmica sobre doação de empresas para campanhas de políticos
Depois de muito debate e até algumas discussões bem fortes, o Senado Federal aprovou na última terça-feira o novo Código Florestal brasileiro. Até aí, ótimo. Mas logo em seguida diversas denúncias na imprensa voltam a mostrar o quanto é perigosa a ligação entre os políticos e as empresas que doam milhões de reais para suas campanhas eleitorais.
Com o novo Código, as empresas que decidirem aderir a programas de regularização ambiental terão suas multas suspensas e convertidas em serviços de recuperação ambiental. Pois bem, num cruzamento de dados com o sistema do Ibama descobre-se que várias dessas empresas foram autuadas, num total de R$ 1,6 milhão, por diversas irregularidades como destruição da vegetação nativa, áreas de preservação permanente, e consumir carvão de mata nativa. Essas empresas, nas eleições de 2010, doaram algo perto de R$ 15 milhões para financiar a campanha de 50 dos congressistas que participaram das discussões do projeto do Código Florestal no Congresso.
Por isso, foi mais do que oportuno o pronunciamento do ministro da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, feito ontem num evento em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Corrupção. Para o ministro, um dos focos de corrupção da política de hoje é justamente o financiamento privado de campanhas eleitorais. Ao contrário do correto seria o financiamento público de campanhas, que evita o toma-lá-dá-cá, a troca de favores nem sempre transparentes entre políticos e empresas mais interessadas nas suas questões corporativas do que no bem público.
E falando nisso, amanhã Brasília vai fechar com chave de ouro a semana de combate à corrupção. O IFC, Instituto de Fiscalização e Controle, a Auditar – associação dos auditores de controle externo, e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, o MCCE, convidam a todos para a “2a Corrida Venceremos a Corrupção”. A partir das 9 da manhã, na Esplanada dos Ministérios, as entidades da sociedade civil estão esperando uma adesão em massa dos cidadãos mais consciente e atuantes.
Para quem mora em Brasília ou está passando por lá, vale a dica. Mais informações podem ser obtidas aqui no www.avozdocidadao.com.br, num link direto para o site do evento. Vamos participar e incentivar outros a fazer o mesmo!