Anvisa lança projeto Educanvisa para ensinar vigilância sanitária nas escolas
Nesta quarta-feira passada a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez o lançamento oficial de um projeto que, se obtido o sucesso esperado, logo será ampliada para todo o país. Um exemplo de esforço por uma educação verdadeiramente cidadã.
Educadores, profissionais de vigilância sanitária e representantes de Procons participaram, em Brasília/DF, do lançamento oficial do projeto Educanvisa, uma parceria da Anvisa com o Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (CFDD). O projeto vai beneficiar cerca de 22 mil estudantes e busca incluir no ambiente escolar temas como propaganda e uso correto de medicamentos.
Participaram desta primeira fase 136 profissionais de vigilância sanitária, 317 professores e oito representantes de Procons – das cidades de Florianópolis, João Pessoa, Natal, Juiz de Fora, Aracaju, São Luís de Montes Belos e Brasília – e tratou de assuntos como: saúde; promoção da saúde; vigilância sanitária; riscos do consumo indiscriminado de medicamentos e o uso correto dos mesmos; propaganda de medicamentos e demais produtos sujeitos à vigilância sanitária, como alimentos. Na segunda etapa do projeto, prevista para o segundo semestre deste ano, a Anvisa vai produzir manuais, cartilhas, folders e cartazes, para professores e profissionais de vigilância sanitária.
Sob a ótica da cidadania, o projeto segue os conceitos de conscientização e informação para que os cidadãos possam se manifestar e exigir direitos. Segundo afirmou o presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, durante o lançamento do Educanvisa, “não há corpo técnico em país nenhum do mundo capaz de inspecionar todas as atividades. A única forma de assegurar a segurança sanitária é ter uma sociedade engajada, informada e consciente de seus direitos. Por isso a educação é fundamental”.
Desde já fica a sugestão para que se amplie o mais rapidamente as ações do projeto exemplar Educanvisa para mais municípios do país. Com certeza, a malha de escritórios dos Procons ]poderá servir de apoio para esse esforço. O sucesso da primeira fase pode ser medido pelas mais diversas reações nas cidades. Em João Pessoa (PB), o projeto gerou importantes mudanças de atitudes, como a de evitar a auto-medicação, principalmente com as famosas “garrafadas”, comuns em toda a região. Em Goiás, a experiência iniciada em São Luís de Montes Belos vai servir de base para a expansão do projeto aos 246 municípios do estado. Em Florianópolis (SC) será criada a Semana da Boa Alimentação.
Aqui na Voz do Cidadão você podem baixar a apresentação animada “Vamos às compras” que a Anvisa desenvolveu para ensinar às crianças a importância das boas práticas sanitárias na hora de comprar de alimentos nos supermercados.
Acessem e participem!