ANS divulga novas regras para planos de saúde
Depois da realização de consultas públicas, finalmente a Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS, que fiscaliza e regula a atuação dos planos de saúde, começa a definir as novas regras para o setor.
À primeira vista, tudo às mil maravilhas para os cidadãos. Dentre as principais alterações, estão a ampliação do número de consultas possíveis para várias especialidades, acesso a um número maior de exames laboratoriais, cobertura odontológica mais ampla e muitos outros encargos para os planos.
Mas quem vai pagar a conta para tantos direitos? As operadoras dos planos já avisaram que os preços estão subindo. Segundo pesquisa do Instituto de Estudos de Saúde Complementar, ligado às grandes empresas do setor, houve um aumento médio de 14% no custo dos procedimentos médico-hospitalares entre 2008 e 2009. Nos últimos três anos também foi registrado crescimento na frequência de consultas e internações, que representam, respectivamente, 10% e 60% dos gastos das operadoras.
Por outro lado, os cidadãos mal atendidos pelo sistema privado acabam sobrecarregando o sistema público, o SUS. E aí o sistema inteiro de saúde funciona mal, o que não é interessante para ninguém.
É preciso que cada um de nós tenha sempre em mente que, a cada direito conquistado, temos um dever correspondente. A cidadania não é feita apenas de direitos ilimitados, mas também o dever de cobrar qualidade dos serviços, a correta aplicação do dinheiro público e a necessária transparência das suas ações. Ou seja, fiscalizar gestores e orçamentos públicos.
Nesse sentido, é cada vez mais importante a valorização das agências reguladoras, que são os órgãos públicos responsáveis por zelar pela correta conduta de empresas em determinado setor da economia. As agências devem sempre atuar tendo em vista os interesses difusos dos cidadãos, e não de corporações, entidades ou governantes de ocasião.
Segundo o presidente da ANS, Alfredo Cardoso, as mensalidades não terão aumento por conta das novas coberturas, pois o reajuste anual será em maio e as novas regras só começam a valer em junho.
Aqui, na Voz do Cidadão preparamos um link especial para a página da ANS, onde estão listados todos os novos procedimentos que os planos de saúde devem oferecer. Conheça e fique atento ao que seu plano de saúde cobra de você!