Amaerj lança Prêmio Juíza Accioli de Direitos Humanos
Boa noite, Thiago Matheus! Boa noite ouvintes aqui do Agito! Diante das recentes acusações de violações de direitos humanos no país, especialmente por policiais, vale a pena divulgar uma excelente inciativa da cidadania nesse campo.
A associação dos magistrados do estado do Rio de Janeiro, a Amaerj, vai abrir as inscrições para a edição 2013 do seu Prêmio Juíza Patricia Accioli de Direitos Humanos na próxima semana, dia 12 de agosto.
Para quem não lembra, a juíza Accioli era conhecida por sua firmeza no combate às milícias e ao crime organizado no estado do Rio. Ela acabou brutalmente assassinada com vários tiros numa emboscada em 2011, o que chocou toda a sociedade brasileira e trouxe à tona a questão da segurança de magistrados no país.
O prêmio que leva o nome da juíza está em sua segunda edição e busca reconhecer e incentivar trabalhos acadêmicos e práticas sociais em direitos humanos, sendo aberto a inscrições de todo o Brasil. Para este ano, os organizadores criaram uma nova categoria, “Redações do Ensino Fundamental”, para buscar uma aproximação maior da classe dos magistrados com os estudantes. O objetivo é garantir a participação de estudantes e profissionais das mais diversas áreas de atuação, como jornalistas, assistentes sociais, ambientalistas, juristas, profissionais da área da saúde, cientistas sociais e professores.
Para esta edição, o prêmio conta com o apoio de instituições como o Tribunal de Justiça do Rio e a Escola de Magistratura do Rio de Janeiro, e de organizações ligadas ao tema dos direitos humanos, como a Faculdade Helio Alonso, o AfroReggae e a entidade Gabriela Sou da Paz.
No próprio dia 12, o site “amaerj.org.br/premio” vai divulgar pela primeira vez o regulamento e vai passar a aceitar as inscrições. Tanto na categoria Trabalhos Acadêmicos quanto na de Práticas Humanísticas, o prêmio é de 15 mil reais para o primeiro colocado. Já na categoria Redações dos Alunos do Ensino Fundamental, as três melhores levam um tablet.
Vale a pena checar aqui no www.avozdocidadao.com.br o link que publicamos diretamente para o site do prêmio. E não se esqueçam que vida, justiça e segurança são alguns dos valores mais importantes para a cidadania, e o dever mais básico de um Estado democrático de direito.