Ajufe lança “Expedição da Cidadania” no Dia da Mulher
Domingo que vem teremos um dos dias mais importantes do ano sem a menor sombra de dúvida: o Dia Internacional da Mulher. Para homenageá-las em seu dia, nós aqui da Voz do Cidadão vamos comentar duas iniciativas exemplares da cidadania feminina, e que têm dado mostras de uma força cada vez maior. E bem ao contrário dos homens atualmente que chefiam nosso Senado e nossa Câmara e que somente nos têm decepcionado.
A primeira vem da Associação dos Juízes Federais, a Ajufe. Através da idéia original da juíza Raquel Corniglion, Diretora Cultural da entidade, no dia 8 de março será lançado o excelente projeto “Expedições da Cidadania”. A idéia é realizar Juizados Itinerantes em regiões de populações tradicionais do interior do Brasil, como ribeirinhos, pantaneiros e caboclos. Além disso, haverá sempre um conjunto de atividades destinadas a garantir às pessoas desses municípios o direito à cidadania efetiva, como palestras sobre educação previdenciária e fiscal, saúde e qualidade de vida, educação ambiental, higiene bucal e direitos civis. O ponto de partida será na cidade de Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul.
Segundo a juíza Raquel, como esta população quase sempre não tem a possibilidade de se deslocar até o Poder Judiciário, “a Justiça Federal tem o dever de ir ao seu encontro, proporcionando-lhe o efetivo acesso à justiça”. Assim, a Ajufe estará liderando um grande “comboio” de entidades, incluindo-se aí até do poder Executivo, como a Secretaria de Segurança Pública Estadual, a Receita Federal, o INSS, o Incra, a Marinha do Brasil, o Sesi e a Associação dos Notários e Registradores do Brasil – Anoreg, dentre muitas outras.
A outra iniciativa exemplar da cidadania feminina vem do município de Várzea Grande, no Mato Grosso. Através dos esforços da economista Esther Scheffer, atual secretária de Planejamento do município, hoje, dia 5 de março, o prefeito da cidade vai dar um exemplo de como um cargo público deve ser exercido com transparência e compromisso com os cidadãos moradores, eleitores e pagadores de imposto. Após o levantamento das necessidades e problemas dos 149 bairros do município, o prefeito Murilo Domingos dará início à implantação efetiva do orçamento participativo. Como apontou Esther, “para saber das necessidades dos moradores, é preciso ouvi-los”. E o orçamento participativo é o melhor modelo de gestão para isso.
Pois estão de parabéns a juíza Raquel Corniglion, da Ajufe, e a secretária de planejamento Esther Scheffer, por suas iniciativas. No próximo domingo, dia 8 de março, tenham a certeza de que o Dia da Mulher será um pouquinho mais especial graças à importância que a mulher brasileira vem ganhando, ocupando um espaço cada dia maior na gestão da administração pública. A cidadania agradece!