A XII Marcha Contra a Corrupção cruza o sertão do Piauí
Thiago, agora vamos comentar uma iniciativa da cidadania que poucos ouviram falar, mas que já está na sua décima segunda edição. Em tempos de marchas e manifestações nas grandes cidades do país, vale a pena conhecer a Marcha Contra a Corrupção, que vem sendo realizada todos os anos nos sertões do Piauí desde 2001.
Quem realiza as marchas é a organização Força Tarefa Popular, uma articulação da sociedade civil no Estado do Piauí que envolve cidadãos singulares e organizações civis com o fim de combater a corrupção. Para isso, a Força Tarefa tem suas atividades voltadas para a formação, capacitação e fiscalização das ações governamentais pelos próprios cidadãos das comunidades por onde passa.
Até hoje foram feitas 11 marchas totalizando 2.600 km e mais de 80 municípios percorridos. Esta edição de 2013 terá cerca de 150 quilômetros, alcançando os municípios de Guaribas, Caracol, Jurema, Anísio de Abreu, São Braz, e São Raimundo Nonato, situados no interior piauiense, na região da Serra da Capivara. O objetivo é a conscientização das pessoas para a indústria da seca, onde políticos e gestores públicos sem escrúpulos desviam os recursos destinados à abertura de poços, construção de barragens e manutenção de canais, dentre outras benfeitorias.
Para Arimatéia Dantas, idealizador das marchas e um dos organizadores da Força Tarefa Popular, a corrupção tem efeitos ainda mais devastadores nos estados mais pobres. Segundo ele, “a fragilidade física e social do sertanejo em tempo de seca faz com que a troca de seu voto por água seja um ato de sobrevivência. A torpeza e crueldade dos políticos que se aproveitam desta situação lhes rendem vitórias eleitorais e força política na cúpula partidária”.
Dentre os vários casos de sucesso, Arimatéia se orgulha de um em especial. Em 2008, quando a Marcha chegou na cidade de Castelo do Piauí, uma auditoria nos documentos da prefeitura mostrou que houve um investimento de quase quatrocentos mil reais para a construção de sistemas de abastecimento de água em sete povoados. Ao checar um dos locais indicados, os integrantes da Marcha verificaram que nada havia sido construído, assim como nas outras localidades. O fato foi denunciado ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado, e poucos meses depois os chafarizes foram feitos.
A 12ª Marcha Contra a Corrupção começou esta semana e vai até o dia 24 de julho. Para acompanhar o dia-a-dia, basta acessar o link que publicamos aqui no www.avozdocidadao.com.br ou diretamente o site da Força Tarefa Popular, o www.marchacontraacorrupcao.info.
Até a semana que vem!