A cartilha “Noções de Política e Cidadania”
Agora há pouco falamos do passado recente da cidadania no Brasil e agora vamos falar sobre uma iniciativa que visa a formação dos futuros dos cidadãos brasileiros.
Essa dica nos foi enviada pelo sindicato dos servidores do legislativo, o Sindilegis, e assim como o documentário do MCCE também pode e deve ser utilizada por professores em salas de aula.
Estamos falando da recém-lançada cartilha “Noções de Política e Cidadania”, desenvolvida e produzida pelo Diap – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. O Diap é formado por mais de 900 entidades sindicais de trabalhadores de todo o país e se dedica a desenvolver relatórios, livros, cartilhas e manuais sobre a esfera política no Brasil. A sua publicação mais famosa é o anuário “Os Cabeças”, com análise do perfil dos parlamentares mais atuantes do Congresso Nacional.
Desta vez, o Diap desenvolveu a cartilha para um público iniciante nos conceitos da cidadania. Dessa forma, são explicados diversos aspectos da política e sua relevância para a plena cidadania. Dentre eles, o que são política, democracia e cidadania; como se define Estado, nação e governo; para que servem as instituições políticas; qual a função da constituição federal; o que são o presidencialismo e a república; quais são as verdadeiras funções do Estado; como é o processo eleitoral e muito mais.
No final da cartilha, estão relacionados diversos sites com informações úteis, como os das instituições de Estado dedicadas à fiscalização e controle, os portais de jornalismo que fazem cobertura da área política; e até os dos partidos.
Vale a pena dar uma passadinha aqui no www.avozdocidadao.com.br e baixar a cartilha “Noções de Política e Cidadania”.
Como bem define o Diap em sua cartilha, “Ser cidadão é, antes de tudo, ter consciência e fazer valer seus direitos e cumprir seus deveres. Ao votar e fiscalizar a atuação dos representantes eleitos – seja no Legislativo ou no Poder Executivo – assim como cobrar o respeito a seus direitos, o cidadão estará agindo politicamente.”
Pensem nisso e até a semana que vem!