A campanha pelo fim dos paraísos fiscais
O tema da corrupção está na pauta do dia em todos os noticiários e não podia deixar de estar também aqui na Voz do Cidadão. Agora vamos falar de “paraísos fiscais”.
Vocês sabem exatamente o que é um paraíso fiscal? Ao contrário do que o nome sugere, o que está por trás de um paraíso fiscal é um inferno para a sociedade. Só é “paraíso” mesmo para quem investe.
Pois bem, um país é considerado um paraíso fiscal quando aceita em seu sistema financeiro grandes remessas de dinheiro de investidores estrangeiros sem perguntar a sua origem e até mesmo garantindo o sigilo dos depositantes. Como vocês já devem estar imaginando, os paraísos fiscais se transformaram num grande refúgio para dinheiro ilegal em todo o mundo. Em geral, dinheiro conseguido com tráfico de drogas, roubo, corrupção, contrabando e desvios de verbas públicas.
Mas já está na internet uma grande campanha encabeçada por 30 entidades internacionais da sociedade civil pedindo exatamente o fim dos paraísos fiscais. O manifesto será enviado aos líderes dos países do G-20 na próxima reunião em novembro, quando o tema será discutido. A idéia é que esses líderes estimulem em seus países o desenvolvimento de mais instrumentos de fiscalização, e principalmente pressionem pelo fim do sigilo nesses paraísos.
Aproveitamos para compartilhar aqui o excelente artigo vindo do Sinal, o sindicato dos funcionários do Banco Central, e escrito pelo especialista José Ricardo da Costa e Silva. José Ricardo dá uma contribuição importante às discussões, ao sugerir a criação de uma espécie de área livre de paraísos fiscais. Os países formariam um grande bloco especial onde o trânsito de dinheiro seria taxado de maneira uniforme. Mas, se alguém quiser enviar grandes valores para fora dessa área, ou seja, para um paraíso fiscal, o imposto cobrado seria tão maior que desestimularia tal prática.
Fica aí a sugestão do José Ricardo para o debate sobre o fim dos paraísos fiscais. Não esqueçam que são eles que alimentam o desvio de dinheiro que deveria ser usado para a saúde pública, a educação básica e a segurança dos países mais pobres.
Aqui na Voz do Cidadão vocês conferem a íntegra do artigo do Sinal e também acessam o site da campanha pelo fim aos paraísos fiscais. Apóie essa idéia e compartilhe com os seus contatos. Até a semana que vem!