Observatório Social divulga cartilha sobre como criar uma ong

Amigos ouvintes, falamos ainda agorinha sobre a importância dos cargos de presidente da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. E também que temos o dever de cidadania de monitorar, fiscalizar e cobrar de políticos e gestores públicos a correta aplicação do dinheiro público.

Pois uma iniciativa vinda da sociedade civil organizada pode ser um bom empurrãozinho para quem está disposto e “ficar na cola” dos políticos e não sabe por onde começar.

O Observatório Social de São José, no interior de Santa Catarina, acaba de lançar uma nova cartilha que tem tudo para ser um sucesso. O seu “Mini-guia – Como constituir uma ong para exercer o controle social” mostra em detalhes todos os passos que um cidadãos atuante precisa cumprir para começar a fiscalizar os mandatos e orçamentos em seu município.

Logo de cara, o guia alerta sobre os conceitos equivocados que muitos cidadãos têm sobre a fiscalização de mandatos ou a relação de um político com os cidadãos eleitores e pagadores de impostos. Alguns dos pontos mais importantes são o caráter apartidário que a organização deverá ter, o foco constante nos processos de apuração e análise de informações sobre o poder público que está sendo monitorado, e, claro, o foco no interesse coletivo e não em intenções individuais ou corporativas.

Vale obervar que estamos falando de organizações não-governamentais dedicadas ao controle social e não de entidades de caratér puramente filantrópico, às vezes até ligadas a algum político para oferecer serviços básicos de saúde em troca de votos.

O guia também dá informações sobre como mobilizar outros cidadãos, como constituir uma ong, como redigir um estatuto social e assim por diante. Nos anexos, o Observatório oferece diversos modelos, acerca dos mais variados temas, desde como implementar instrumentos de transparência no poder público local, até dicas de planilhas bem detalhadas para avaliação de gastos públicos.

Todo esse material do Observatório social de São José já pode ser baixado aqui no www.avozdocidadao.com.br. Com tanta informação disponível, está ficando cada vez mais fácil exercitar o nosso dever maior de controle social sobre o poder público. Contamos com vocês para mudar a qualidade da representação política e da atuação do poder público em nosso país.

Semana que vem estamos de volta. Até lá!

1 comentário

  1. Rádio Globo | A Voz do Cidadão em 27 de maio de 2015 às 15:32

    […] 01/02/2015 PNBE divulga manifesto sobre os novos presidentes da Câmara e do Senado Observatório Social: cartilha sobre como criar uma ong dedicada ao controle social […]

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.